comercial@fococonsultancy.com.br     (98) 3303-0189

Blog

Como deixar de reagir negativamente aos sintomas da ansiedade?

Quando conseguimos entender que temos a capacidade de não reagir a determinados estímulos, sejam eles externos (agressões verbais, stress, ansiedade, injustiça, perda) ou internos (sentimentos, sensações físicas, pensamentos, imagens, frustração, mágoa, dor emocional) ficamos com a possibilidade de aprender a agir mais em consciência e de acordo com o resultado desejado. Quando somos confrontados com alguma situação ansiosa que nos impele para uma determinada reação negativa, ao invés, podemos escolher responder conscientemente sem nos deixar afetar negativamente.

 “Entre o estímulo e a resposta existe um espaço. Nesse espaço está o nosso poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta encontra-se o nosso crescimento e a nossa liberdade. “ -Victor Frank

A seguir apresento um vídeo com um excerto de uma consulta de psicologia online via Skype, onde explico à minha paciente um conjunto de estratégias e conceitos para deixar de reagir negativamente aos sintomas da ansiedade, para que possa ser mais funcional na sua vida. Na minha explicação destaco quatro pontos essenciais:

1. Apanhar a nós mesmos a ficar num estado incapacitante e incómodo, tomando consciência do momento.

2. Ficar focado na experiência incómoda e nas sensações sentidas no corpo sem ficar alarmado, sem julgamento.

3. Não associar um cenário catastrófico à ansiedade sentida, aceitando o incómodo das sensações físicas

4. Agir em consciência e de acordo com aquilo que valorizamos e tem significado na nossa vida.