comercial@fococonsultancy.com.br     (98) 3303-0189

Formação em Gestão em Crise: Estratégia de Comunicação

Apresentação

O cenário de incertezas e ameaças que cerca as organizações públicas e privadas, assim como as marcas e as pessoas públicas, exige atenção dos gestores para o gerenciamento dos riscos e das crises. A comunicação assume relevância em todas as etapas: na prevenção, na gestão e no pós-crise. Conheça metodologias e recursos que tornam efetivas as estratégias de comunicação na gestão de crise, evitando, assim, as consequências mais graves que impactam na imagem e na reputação da organização ou da marca, afetando resultados e até mesmo a continuidade dos negócios.

Objetivo

O objetivo desse treinamento é preparar gestores e profissionais de comunicação para compreender as etapas de prevenção e gestão das crises. Capacitá-los para usar os recursos disponíveis e para a implantação de projetos completos de comunicação na gestão das crises.

Público Alvo

Diretores, gestores, estudantes, profissionais de comunicação que atuem em organizações e desejem ampliar conhecimentos e metodologias para gestão das crises.

Pré-requisitos

Formado ou em formação nos cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Marketing ou Administração de Empresas e afins.

Metodologia

  • Expositiva dialogada.
  • Solução de desafios.
  • Estudo de caso.

Programa

I – MÓDULO

Gerenciamento de Risco e prevenção – Mapeamento e monitoramento dos principais riscos que ameaçam imagem e reputação das organizações. Como evitar as crises e preparar para gestão dos eventos críticos: comunicação de risco, manual de gerenciamento de crise, comitê de crise, formação de porta vozes e comunicação para eventos críticos.

II – MÓDULO

Gestão da Crise – O que fazer quando o evento crítico extrapola a rotina, foge ao controle e a crise é desencadeada? O papel da comunicação: comunicação interna, comunicação com os investidores, relacionamento com a mídia, mensagens preferenciais, ações emergenciais de comunicação e monitoramento do desenrolar da crise.

III – MÓDULO

Avaliação do impacto da crise e plano de recuperação da imagem – Mensuração do impacto da crise, reposicionamento da imagem pública, aprendizados e ajustes no plano de gerenciamento de risco e prevenção

IV –MÓDULO

Desenvolvimento do Manual de Crise, do Comitê de Crise e treinamento de porta-vozes

Instrutora
Rosângela Florczak/RS

Doutora e Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com especialização em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); em Comunicação Empresarial e em Teorias e Práticas de Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Professora do Curso de Jornalismo e da Pós-graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul. É Diretora do Capítulo RS da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e também consultora na área e sócia-diretora da Engaje Comunicação. Atuou como executiva de comunicação em organizações de grande porte. Pesquisa a comunicação estratégica, o diálogo no contexto das organizações e as crises de imagem e reputação.