comercial@fococonsultancy.com.br     (98) 3303-0189

Formação: Indicadores de Rh – Transformando o RH em Centro de Resultados

Apresentação

Gerenciar uma organização é uma tarefa que exige além de tudo conhecimento e preparo. Para que funcione de forma adequada, um sistema de medição e controle de desempenho deve ser construído de forma alinhada à estratégia e consistente entre si. Nesses tempos de turbulência e incertezas do ambiente organizacional é fundamental que as empresas entendam claramente as variáveis do desempenho e que coordene esforços para que elas sejam controladas para a obtenção do resultado.

A metáfora do carro em movimento serve perfeitamente para ilustrar a forma com que organizações devem ser geridas para caminhar em direção ao rumo que precisa. De outra forma, os resultados serão incertos e obtidos por meios casuais e sem possibilidade de reprodução.

Objetivo

Apresentar os fundamentos do controle gerencial, discutir modelos de construção de um sistema de medição e desenvolver habilidades necessárias ao desenho de um sistema de medição alinhado às diretrizes estratégicas da organização.

Metodologia

Apresentação teórica, apresentação de situações reais, exercícios práticos utilizando os métodos e ferramentas apresentadas além das experiências dos participantes.

Perfil do Público

Gerentes e Analistas de Qualidade; Diretores, Gerentes e Dirigentes empresariais; consultores e demais interessados na gestão empresarial.

Programa

1. Introdução
Ambiente competitivo
Como as pressões do ambiente afetam o RH
Como o RH é visto pela Organização e pelos gestores
RH Tradicional versus RH para Resultados
A nova realidade do RH
Os dois papéis do RH nos tempos de hoje
A dicotomia do RH estratégico e o RH operacional

2. Atividades da gestão de desempenho
Porquê medir o desempenho do RH
Tipos de indicadores
Elementos básicos de um indicador

3. Indicadores de conhecimento de base

4. Indicadores de processos recorrentes

5. Indicadores de projetos ad hoc
Projetos estratégicos de longo prazo
Vetores estratégicos atuais em RH
Capital Humano
Projetos de melhoria de curto prazo

6. Desdobramento estratégico e BSC
Critérios para escolha de um conjunto de indicadores
Definição de outcomes e drivers
Relações de causa e efeito do sistema de medição
Fatores críticos de sucesso
Plano de controle
Correlação entre indicadores internos e externos

7. Dificuldades da implementação de um sistema de medição

8. Atividades práticas

Instrutor
Claudemir Y. Oribe/MG

claudemir_000Vencedor do Prêmio “As Melhores Práticas em Gestão de Pessoas” da ABRH-MG (2002); Conferencista por cinco ocasiões no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade, incluindo o tema de Gestão de Competências e Avaliação de Treinamentos; Professor do curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da PUC-Minas; Mestre em Administração e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral; Curso Quality Management pela AOTS/ Japão; Pioneiro na aplicação da Norma ISO 10.015 – diretrizes para treinamento, no Brasil; Especialização em Consultoria Organizacional pelo SEBRAE; Autor de diversos artigos publicados sobre gestão da qualidade e do treinamento; Especialista em Gestão de Competências, Gestão de T&D, métodos e técnicas de LNT e Avaliação de treinamento; Criador da tipologia de treinamentos na perspectiva organizacional; Sócio Diretor de projetos da Qualypro.